Profissionais da saúde piauienses poderão ir trabalhar na Alemanha ~ .

domingo, 28 de abril de 2013

Profissionais da saúde piauienses poderão ir trabalhar na Alemanha

Profissionais de saúde do Piauí poderão ir trabalhar na Alemanha. Além do Programa de Intercâmbio para países de línguas espanhola e inglesa, o governo do Estado lançará também um programa de intercâmbio voltado para profissionais de saúde que atuam no âmbito estadual. Aos interessados será disponibilizado curso intensivo de alemão para que estes possam ingressar em instituições públicas do país, a exemplo do hospital de traumas UKB.



"O governador autorizou que a Secretaria da Educação ofereça curso de alemão, através do Instituto de Línguas Padre Raimundo. O curso será gratuito e destinado para os profissionais de saúde selecionados pela Secretaria da Saúde", explica Átila Lira, acrescentando que o interessado deve ter fluência na língua alemã para poder estagiar em alguma das instituições do país. A permanência do profissional será de, no mínimo, seis meses. É válido ressaltar que os professores que atuam na área de saúde também poderão participar da seleção.

Durante visita a Berlim, Wilson assinou um acordo de cooperação técnico-científica do Governo do Estado, através da Universidade Estadual do Piauí (Uespi), com o Unfallkrankenhaus Berlim (UKB), hospital alemão de referência na área de traumatologia e ortopedia. O acordo já garante de imediato a contratação para a Uespi de um professor visitante, que durante um ano estará ministrando aulas e pesquisando dentro da Faculdade de Ciências Médicas (Facime) da universidade estadual. O professor-doutor Michael Metzner estará desembarcando em Teresina no fim de junho. Michael ficará no Piauí por um ano, iniciando uma cooperação que Wilson Martins deseja que seja bem mais ampla.

“Estamos iniciando essa cooperação com a chegada ao Piauí de um especialista alemão, mas queremos que seja uma relação nos dois sentidos: o Piauí também mandando alunos e pesquisadores para estâncias na Alemanha”, ressalta Wilson Martins. Para o governador, esse tipo de cooperação é fundamental no fortalecimento do setor de saúde, qualificando ainda mais os profissionais da área.


0 comentários:

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More